Benefícios fiscais na Reforma Tributária

Hapner Kroetz Advogados
Entre os diversos objetivos da Reforma Tributária está uma maior integração dos entes federativos em relação aos benefícios fiscais, que são medidas para eliminar ou reduzir a carga tributária com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Alguns exemplos de benefícios são os créditos presumidos, as deduções e os regimes especiais.
Disputas interestaduais por benefícios fiscais
O Brasil tem um histórico de amplo uso de benefícios fiscais nas diferentes esferas da federação. Em 2024, o montante de tributos não arrecadados pela União em razão da existência desses benefícios alcançou o patamar de 486 bilhões de reais. Entre os estados, o uso de benefícios fiscais ocorre no contexto da chamada guerra fiscal, uma disputa para atrair investimentos e empresas por meio da concessão de incentivos fiscais que, no longo prazo, gera um sério risco de criação de distorções entre os contribuintes.
Como a Reforma Tributária pretende uniformizar os benefícios fiscais
A Reforma Tributária busca combater a guerra fiscal com a consolidação da tributação no local de destino (em contraste ao modelo atual, no qual tanto o estado de origem quanto o de destino recebem parte da arrecadação), e com a previsão de que os novos impostos (CBS e IBS) observarão as mesmas regras em relação a regimes diferenciados ou favorecidos de tributação.
Ressalta-se que a Reforma Tributária não acabou com a existência de regimes diferenciados. A Zona Franca de Manaus foi mantida e diversos setores poderão usufruir de reduções de alíquota para a CBS e o IBS, a exemplo de serviços de educação, produtos da cesta básica e medicamentos.
Fundos previstos para transição e compensação
Para auxiliar na transição entre o modelo atual de concessão de benefícios fiscais e a implementação das mudanças trazidas pela Reforma, o texto da Emenda Constitucional prevê a criação do Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais — com a finalidade de compensar pessoas físicas e jurídicas beneficiárias de incentivos fiscais — e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, com o objetivo de destinar recursos da União aos Estados com base na população e na arrecadação de Imposto de Renda no estado em questão.
Área relacionada: